quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Depoimento

                                                                      

Um depoimento, um hábito e todo um universo para a leitura.

Iniciei minha vida escolar com menos de 1 ano e desde pequena minha mãe sempre lia histórias infantis para mim e minha irmã Marvi. Na educação infantil fui acompanhada pela professora Márcia por 3 anos consecutivos que me ensinou a ler e a escrever com a cartilha "Caminho Suave". Minha mãe sempre gostava muito de ler para nós e essa paixão pela leitura fez com que eu e minha irmã adquirisse o hábito de leitura. Nossa casa sempre teve coleções de livros com ilustrações maravilhosas. Na escola li vários livros na 5ª série com a profª Eulália e posteriormente o prof Ewerton dentre eles alguns foram especiais pois havia a roda de leitura e compartilho com vocês alguns de seus títulos "A vaca voadora", "O menino do dedo verde", "O mistério do cinco estrelas", "A Montanha Encantada", "O rapto do Garoto Dourado", "Escaravelho do Diabo", "Éramos Seis". E os clássicos livros de autores consagrados da literatura brasileira que li no Ensino Médio "O alienista", "O seminarista", "A pata da gazela", "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Iracema", "O Guarani", "Capitães de Areia", "Os Sertões", "Vidas Secas" , "O triste fim de Policarpo Quaresma", "Dom Casmurro", "A Moreninha", "O Ateneu", "O Cortiço", "O Quinze". Essas histórias lembro até hoje pois nossos professores de português e de literatura solicitavam um fichamento. Essa estratégia além de incentivar a leitura fazia com que cada aluno estudasse para a avaliação do livro. Hoje percebo que esse hábito e gosto pela leitura tiveram raízes profundas que se iniciou na família e com os professores de português e literatura. Com certeza foram exemplos de como a leitura é importante para todos nós! Hoje continuo lendo e me encantando com as histórias.

2 comentários:

  1. Assim como você li esses livros e também fazia o fichamento, tempos bons....Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Simone!
    Eu também fui alfabetizada com a Cartilha "Caminho Suave" mas, não tive todas essas experiências com livros nos decorrer do meu estudo.
    Parabéns pelo Blog do Grupo ficou muito interessante.

    ResponderExcluir