quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Depoimento

Sou Maria Cristina, professora, apaixonada por livros e música. Faço parte de um grupo de professoras da rede pública que está participando de um curso chamado Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade.
No segundo módulo do curso nos foi proposto que criássemos esse blog, como já falei na postagem anterior e cada integrante do grupo escreverá um depoimento de como foi seu contato com a leitura e escrita, suas lembranças...e hoje vou escrever para vocês sobre esse momento de minha vida.
Meus pais estudaram pouco, aprendi com eles muitas coisas através da oralidade,inclusive meu pai descendente de português me contava muitas histórias de Pedro Malasartes, como sou caçula meus primeiros contatos com as letras foram feitos através de meus irmãos, meus pais também sempre me auxiliavam e como sempre fui falante perguntava tudo e a curiosidade me fez gostar de ler.
Já no ensino fundamental iniciei uma amizade com uma amiga que a mãe era sócia do Círculo do Livro, não sei se vocês se lembram, e ela tinha uma estante enorme com livros maravilhosos e foi lá que comecei minha história e paixão por eles. A cada semana eu emprestava um, comecei por Jorge Amado, depois José Mauro de Vasconcelos e não parei mais, sempre li de tudo e a cada livro lido a ânsia de ler aumentava mais e mais.
Já na adolescência descobri Chico Buarque, Milton Nascimento e também me apaixonei por suas músicas, suas poesias, pela tamanha habilidade de falar dos sentimentos humanos, foi aí que descobri um outro mundo bem diferente daquele aprendido lá na escola.
O tempo passou e eu sempre lendo, mas um dia depois de uma perda muito grande, a morte de minha filha, minha psicanalista me disse para eu escrever minha história e me apresentou dois livros, Paula de Isabel Allende que fala da história  da autora e sua filha, e Feliz Ano Velho de Marcelo Rubens Paiva, eles falavam de perdas, o Feliz Ano Velho eu já tinha lido há muitos anos, mas agora era em outro contexto que iria ler. Li os dois, mas não animei a escrever minha história, ainda mais uma história de dor....
Mas o tempo, ah...o tempo... e lá veio mais um inusitado em minha vida, o câncer, e mais uma vez minha psicanalista me disse para que eu escrevesse minha história, isso foi no ano de 2010, e vendo um dia a novela em que a personagem criou um blog para escrever sua história a partir de um acidente que a deixou em uma cadeira de rodas eu tive vontade de ler um blog, ver como era. Comentando com uma amiga ela me enviou um link de um blog de uma moça que estava passando pelo mesmo problema que eu o câncer de mama. Eu fiquei encantada com o que vi e disse para mim mesma, vou escrever minha história, vou poder colocar em palavras tudo que vivi e através da escrita vou poder ajudar outras pessoas que estão passando pelos inusitados da vida.
Minha sobrinha me ajudou a criar o blog, já que eu nem sabia como fazer isso, e a partir daí se abriu um novo mundo para mim, conheci muita gente, aprendi muito sobre a doença, fiz muitas amizades e finalmente passei a contar minha história.
Descobri o poder que a leitura e escrita tem em nossas vidas, a escrita me deu a oportunidade de colocar no papel tudo que estava sentindo, me ajudou e ajuda a digerir, a reelaborar, a reiventar a minha vida, pois viver é isso, um eterno recomeçar.
Eu amo ler e escrever!!!!
Deixo aqui o link do meu blog caso vocês queiram visitar  www.cristinapaiva.blogspot.com
Um abraço a todos!!!!!!



2 comentários:

  1. Parabéns pela linda história de vida.
    Beijinhos
    Si

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog!!
    Sua história de vida é linda,um abração Kátia

    ResponderExcluir