domingo, 4 de novembro de 2012

Gêneros Textuais

Como já havia postado aqui, somos um Grupo de professores da Rede pública do Estado de São Paulo e fazemos parte de um curso sobre práticas de leitura e escrita na contemporaneidade.
Nosso curso é a distância e é composto por módulos. Fazemos atividades individuais e em grupo.
Nos módulos anteriores já tivemos a oportunidade de trabalhar com alguns gêneros como: apresentação pessoal, formulário eletrônico, blog ( esse blog foi criado como uma das tarefas do curso) , depoimentos de experiências de leitura.
Depois de postar nossos depoimentos com a leitura e escrita, agora entraremos no módulo 3, onde pretende se fornecer subsídios para que possamos reconhecer as características de textos, relacionando as ao gênero
e aos demais elementos do contexto de produção.
Tudo o que falamos, ouvimos, lemos e escrevemos, enfim todo texto falado, escrito pertence a um determinado gênero de discurso. As vezes não sabemos nomear ou ficamos em dúvida a respeito do gênero a que um texto específico pertence, mas ele sempre será configurado por um gênero.
Todo gênero do discurso está relacionado a uma esfera de atividade humana, que, por sua vez, insere se em um contexto sócio-histórico e econômico.
 Então para trabalharmos com gêneros textuais e sua relação com as esferas de atividades nos foi dado uma sequência de fatos inusitados como se tivesse acontecido com alguém que acaba de se levantar e através dessa sequência produzirmos uma notícia para um jornal de classe A e B.
Para finalizar esse módulo, postaremos as produções que cada integrante escreveu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário